MIND F***ING ANIME DEVIA SER UMA CATEGORIA
Ohayou! お早う!
Há muito boa gente que pensa que anime é para criancinhas, e a prova que não é, é mesmo este tipo de anime, porque não há criança neste mundo que consiga "digerir" este nível de complexidade de argumento.
Dois exemplos do que estou a falar é o Houseki no Kuni e o Kado, estranhamente dois anime que já falei aqui na categoria de 3D/CGI. As premissas são tão complexas ao ponto de nos deixarem a pensar e ambas, embora de maneira diferente, abordam o mesmo assunto: a génese do ser humano.
HOUSEKI NO KUNI
Num futuro distante a humanidade foi extinta e surgiram 3 novas formas de vida, uma delas as Houseki, ou pedras preciosas.
As Houseki vivem numa ilha e cada uma tem uma função, que pode ser defender a ilha dos ataques dos Moon People (Povo da Lua), que as matam para fazer joalharia, ou médicas, etc. Phos, a heroina, não tem função específica dentro da comunidade e isto deve-se à sua fragilidade, parte-se ao mínimo impacto. Um dia o guardião das pedras dá uma tarefa a Phos, ficar encarregue dos registos da comunidade.
A parte estranha desta série de anime é que os seres humanos evoluiram para 3 raças, as Houseki (que nasceram a partir dos ossos), o povo que vive no mar, uma espécie de anémonas (que nasceram da carne) e o povo da lua (que nasceram do espírito). Além de todos os aspectos filosóficos envolvidos no argumento, há também os aspectos morais, como o facto do povo da lua matar para fazer peças de joalharia (vaidade?) ou o povo do mar ser capaz de trair e manipular (a fraqueza da carne?). A perceção com que se fica é que apesar de constantemente em guerra, estas 3 espécies são incompletas por si só. No final fica-se na dúvida se o povo da lua é o mau da fita ou se esta guerra é para juntar outra vez o espírito, a carne e os ossos.
Esta série deixou muitas questões em aberto, e pensou-se que iria haver uma segunda temporada, mas a série é de 2013 e duvido que vá haver mais.
Como já tinha dito num post anterior, vale mesmo a pena ver esta série, não só pelo belíssimo argumento, como pela arte que é linda de morrer. (cinco anos depois, as Houseki ainda são das personagens mais populares de Cosplay)
SEIKAISURU NO KADO (atenção, spoilers!)
Este anime é dos mais complexos que já vi, ao ponto de ter que voltar atrás várias vezes para tentar perceber as teorias apresentadas.
Como já tinha descrito num post anterior, o Kado é um cubo de origem supostamente alienígena que aparece em Tokyo. O habitante do Kado vem com a promessa de contribuir para o avanço significativo da humanidade com 4 dispositivos, o primeiro dos quais uma fonte inesgotável de energia.
O que se vem a descobrir depois é que este suposto "amigo" é de facto um ser cósmico, um dos criadores do planeta Terra, que é na realidade uma espécie de experiência.
As teorias apresentadas neste anime são tão válidas e tão possíveis, que é quase arrepiante.
Apesar do final não ser brilhante, podia ser muito melhor, vale a pena ver este anime. Na pior das hipóteses, dá para horas de discussão com os amigos.